04/01/2016

O Pequeno Grande Príncipe



   Creio que todo mundo já leu ou ouviu falar sobre o Pequeno Príncipe. Um livro infantil onde são passados ensinamentos para toda a vida. Escrito e ilustrado por um ex-piloto aéreo ao longo da segunda guerra mundial,a obra ficou conhecida pelo mundo.Foi publicada em abril de 1943,em Nova York.
   Depois de sete décadas,o livro já teve cerca de 145 milhões de exemplares vendidos no mundo todo,sendo um dos livros mais lidos do mundo,só perdendo para a Bíblia e o traduzido em mais de 230 idiomas e dialetos.
  Em 2013, foi feito uma exposição em homenagem aos 70 anos da obra,em Nova York. O manuscrito original se encontra na Pierpont Morgan Library.


Sinopse
Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança.


 Curiosidades Sobre o Livro

  •  A primeira edição do livro foi publicada em abril de 1943 em Nova York, durante a Segunda Guerra Mundial. Antoine de Saint-Exupéry recebeu o primeiro exemplar da obra alguns dias antes de embarcar para a África junto ao Exército americano, para lutar pela França contra a ocupação alemã. O escritor não viveu o suficiente para ver o sucesso de seu livro. Faleceu em combate, na missão do dia 31 de julho de 1944, aos 44 anos. O Pequeno Príncipe só chegou à França em 1946.
  •  Há exemplares escritos em braile e em toba, língua indígena do norte da Argentina.
  •  “O Pequeno Príncipe” é conhecido como “livro de miss”. O apelido surgiu nos anos 70, quando a imprensa brasileira reparou que, em concursos de misses, ele era frequentemente citado como livro de cabeceira das beldades. As frases mais famosas da obra, “Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa” e  ”Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos” já foram citadas inúmeras vezes nos discursos. Tanto que o Miss Paraíba 2013 já anunciou: o evento, que acontece em setembro, vai prestar uma homenagem aos 70 anos do personagem.
  •  A primeira lua de asteróide descoberta com a ajuda de um telescópio terrestre foi batizada de Petit-Prince. Avistada pela primeira vez em 1993, a lua tem 13 quilômetros de diâmetro, e gravita em torno do asteróide 45-Eugênia, de 214 quilômetros de diâmetro.
  •  Em 1993, a França lançou notas de 50 francos com a estampa de Antoine de Saint-Exupéry. Foi uma homenagem aos 50 anos da publicação de O Pequeno Príncipe. Um dos versos da nota trazia a foto do escritor e o outro, a imagem de um avião Breguet 14, o mesmo pilotado por ele quando sofreu o acidente no deserto do Saara, junto a um desenho de seu famoso personagem.
  •  Os japoneses são fanáticos por “O Pequeno Príncipe”. O país tem um museu inteirinho dedicado ao personagem. Localizado na cidade de Hakone, o Museu do Pequeno Príncipe recebe cerca de 200 mil visitantes todos os anos. Os brasileiros não ficam para trás. O mesmo número de pessoas compareceu à exposição em homenagem ao principezinho realizada na Oca, em São Paulo, em 2009. Foi a maior mostra da obra “O Pequeno Príncipe” já realizada no mundo.

''A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar.''

''A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca.''

''As pessoas crescidas têm sempre necessidade de explicações... Nunca compreendem nada sozinhas e é fatigante para as crianças estarem sempre a dar explicações.''

''As estrelas são todas iluminadas... Será que elas brilham para que cada um possa encontrar a sua?''

''Na minha civilização, aquele que é diferente de mim não me empobrece;  me enriquece.''

 Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário