12/04/2014

Minha paixão

Eu estou sumida, porque estou com vários problemas e ainda não terminei de resolver todos,eu também estou na semana de provas e odeio provas,odeio principalmente matemática,mas hoje vim falar sobre uma coisa que eu amo muitooooooooooooooo,cavalos,ah os cavalos,tão docéis,tão lindos,tão inteligentes...
Eu já tive um cavalo,porém ele já morreu,a paixão por cavalos é uma coisa meio que genética,meu pai também é louco por cavalos,a minha raça preferida é Quarto de Milha,eu acho os cavalos dessa raça simplesmente lindooos.e pra compartilhar um pouco da minha paixão com vocês eu vou falar algumas curiosidades,algumas eu achei na net,outras meu pai me falou e algumas eu já sabia.


O cavalo é um mamífero do gênero Equus e espécie Equus ferus. 
A mula é um híbrido entre o cavalo e o jumento. 
A denominação para o macho é garanhão; para a fêmea, égua; para o filhote, potro. 
A palavra cavalo veio do latim caballus. 
Equus significa “veloz” em grego. 
Um dos antepassados do cavalo é um pequeno animal extinto chamado mesohippus (“meio cavalo”). O mesohippus viveu há cerca de 40 milhões de anos. 
Acredita-se que os primeiros cavalos tenham sido domesticados em 6.000 a. C. ou até mesmo antes disso. 
Assim como a do elefante, a sociedade do cavalo (afinal, trata-se de um animal que vive em grupo) é matriarcal. 
A gestação da égua dura 336 dias – 11 meses – o que a torna mais longa do que a humana(sério,quando soube fiquei tipo o.O)
Os potros conseguem se sustentar sobre as duas pernas (ficam em pé) apenas duas horas depois de nascidos
Cavalos tem excelente memória. Eles são capazes de reconhecer uma pessoa anos depois de tê-la visto pela última vez (por isso eu os amo)
Em média, os cavalos vivem 25 anos – embora tenham sido registrados indivíduos com até 40 anos. 
É possível determinar a idade de um cavalo pelos dentes (o.O).
Um cavalo bebe 50 litros de água por dia.
Os cavalos lendários mais conhecidos são o Unicórnio (cavalo com um chifre no meio da testa) e o Pegasus (espécie de cavalo alado). Nos contos folclóricos brasileiros, existe a mula sem cabeça, um animal que, embora não possua cabeça, cospe fogo. 
Existem mais de 300 raças de pôneis e cavalos. 
As raças de cavalos mais valorizadas são: quarto de milha, puro sangue inglês, appalooza, percheron, paint horse, lusitano, mustang, andaluz, Galloway, frísio, shire, bretão e árabe. 
As raças brasileiras: mangalarga, pampa, campolina e crioulo (a minha preferida brasileira é o Mangalarga)
A raça mais antiga é a árabe. Só para se ter uma idéia, a árabe já era conhecida dos antigos egípcios. Acredita-se que seja a precursora de todas as raças modernas. 
A raça mais velor é o Quarto de milha capaz de fazer 400 metros (1/4 de milha) em apenas 20 segundos,e por isso o nome Quarto de Milha.
Uma curiosidade: o nome mangalarga advém do nome da fazenda onde essa raça começou a ser criada.
A fóbia de calos é chamade equinofobia.
Os cavalos mais famosos da história são: Bucéfalo (cavalo de Alexandre Magno) e Incitatus (do Imperador romano Calígula). 
Alexandre, o Grande fundou uma cidade em homenagem a seu cavalo Bucéfalo. O nome da tal cidade? Bucéfala, obviamente. 
Incitatus, cavalo do Imperador Calígula, tinha dezoito criados pessoais e dormia no meio de mantas púrpuras. Conta-se que a obsessão de Calígula por seu cavalo era tamanha que ele quis elegê-lo cônsul. 
Uma das figuras mais emblemáticas do período medieval é a do cavaleiro. Os cavaleiros geralmente pertenciam à nobreza. Começavam a ser iniciados aos 7 anos e aos 10, começavam a servir aos senhores “feudais”. O reconhecimento como cavaleiro só acontecia aos 20 anos. O ritual da sagração ocorria num combate simulado durante uma festa. Durante as cruzadas, os cavaleiros se transformaram em defensores da fé contra infiéis e hereges.
Segundo o Islã o profeta Maomé ascendeu aos céus montado num cavalo.
Os cavalos mais famosos da ficção são: Trigger (cavalo do cowboy Roy Rogers) e Tornado (do justiceiro Zorro). 
Apesar de ainda ser tabu no Brasil, a carne de cavalo é consumida em diversos lugares, principalmente China e países da Europa. Detalhe: o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de carne de cavalo.(Eu não comeria carne de cavalo)
Chamados de esportes eqüestres, os principais esportes praticados com cavalos são: corrida, adestramento (conhecido como dressage), pólo, enduro e salto. 



Esses dois são das raças Akhal-Teke
 O branco é considerado o cavalo mais bonito do mundo,eu sinceramnente não acho,tem cavlos mais lindos,mas gosto é gosto...
Essa imagem explica bem o corpo de um cavalo.

Esse é um Quarto de Milha (minha raça preferida *-*),vocês podem ver que ele é um cavalo bem musculoso,e se for tratado bem fica mais lindo ainda.



Bom meninas é isso,espero que gostem e beijos!!!!!








2 comentários: